Minha lista de blogs

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Câmara aprova plebiscito para criação do Estado do Tapajós

Terminou !!!..., acabou agora há pouco a votação do projeto para a realização do plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, na Câmara Federal. O Projeto foi aprovado.
Em 2012 a população paraense, através de consulta popular, vai dizer se é a favor ou não da criação de dois novos estados, já que o projeto para a criação do Estado do Carajás também foi aprovado.
O deputado federal Lira Maia estava presidindo a sessão. Lira Maia informou que o PT tentou melar a votação, mas seu colega de partido ACM Neto bateu na mesa e disse que se o projeto do Estado do Tapajós não fosse votado na sessão de hoje, os outros projetos que estavam marcados para serem apreciados não seriam votados. Foi que a mesa decidiu pela votação e os projetos para a criação dos estados do Tapajós e Carajás foram aprovados.
Autoridades e moradores do Oeste do Pará viveram por toda  amanhã de hoje a expectativa da votação do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, colocada em pauta na sessão extraordinária de hoje da Câmara Federal, em Brasília. Ferrenho nas discussões que envolvem o Estado do Tapajós, o deputado federal Lira Maia esteve no plenário, entre os representantes políticos da região que participaram da sessão.
Para Maia, a matéria sobre o Novo Estado interessa muito para todos os moradores e autoridades de Santarém e cidades vizinhas. A matéria faz parte do requerimento do ex-senador Mozarildo Cavalcante (PTB/RO), emitido no ano 2000, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós.
O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), chamado pelo deputado federal Lira Maia (DEM), viajou ontem à tarde para Brasília e acompanhou a votação do projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcante.
O Movimento Pró-Estado do Tapajós que há cerca de 10 anos acompanha todo o processo do requerimento do ex-senador Mozarildo Cavalcante, em Brasília, também mobilizou forças políticas para que o projeto de plebiscito fosse votado no plenário da Câmara. O vereador Reginaldo Campos está em Brasília e fez lobby junto aos deputados federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário