Minha lista de blogs

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Câmara de Itaituba realiza sessão itinerante em Monte Dourado

Por solicitação da vereadora Eva Gomes, que teve requerimento aprovado por unanimidade, a Câmara de vereadores de Itaituba, dando seqüencia às suas séries de reuniões fora do plenário da Câmara, realizou sua 5ª Sessão Itinerante, desta vez na Comunidade de Monte Dourado, na Vicinal do Cacau, distante 70 Km de Itaituba.
A sessão especial Itinerante teve início às 10 da manhã de quarta-feira, dia 21, no Barracão Comunitário, quando estiveram presentes dos 11, nove vereadores. Não participaram da sessão apenas Maria de Almeida e Silva e Agnaldo Cirino.
Abrindo a sessão, o vereador Peninha falou explicando como funciona e qual o papel do Poder Legislativo, expondo que o mesmo não tem função de executar obras, mas sim de criar projetos de leis e propor obras ao Executivo, considerando por isso que o povo participe mais das sessões da Câmara, levando suas reivindicações aos vereadores.
Além dos moradores que estiveram presentes lotando o salão, os vereadores foram recepcionados por professores e crianças da escola da Comunidade, que portando cartazes reforçavam as reivindicações em prol da comunidade, entre elas um transporte escolar, energia, ampliação da atual escola, implantação do ensino de 5ª a 8ª séries etc…
A reunião que durou cerca de 4 horas tratou especificamente dos problemas relacionados à região, quando cada Vereador promoveu seu discurso, antecedendo o das lideranças e moradores da comunidade.
O presidente das 10 comunidades, João Costa, ao se pronunciar elogiou a atenção que o atual governo vem dando para a recuperação de estradas que já atingiu quase 90 Km) beneficiando diversas comunidades da Vicinal do Cacau facilitando assim o escoamento da produção agrícola que hoje é uma das maiores de Itaituba
Outra preocupação demonstrada na reunião é o alarmante índice de “Êxodo Rural” que vem acontecendo, segundo a professora local, por falta de escola para os estudantes que quando concluem a 4ª série precisam vir estudar na cidade, o que obriga os pais a abandonar suas terras deixando um vazio na comunidade. Nesse sentido, os professores e o presidente da Comunidade fizeram proposta aos vereadores que interfiram junto ao Prefeito para que seja construído um Centro Educacional tendo Monte Dourado como comunidade Pólo, o que ajudará a evitar a saída dos agricultores para a cidade.
No geral, os vereadores João Bastos, Marcos da ideal, Luiz Fernando Sadeck, Raimundo Pimentel, Diomar Figueira, Manuel Souza, Eva Gomes, João Crente e Cezar Aguiar se comprometeram em interferir junto ao Prefeito todas as reivindicações feitas pela comunidade, que foram energia, escola de 5ª a 8ª séries, transporte escolar, dois técnicos agrícolas para reforçar trabalho de assistência Técnica na região etc…
Falando como representante do prefeito Valmir Clímaco, o vereador Peninha assegurou que as comunidades no entorno da Vicinal do Cacau estão recebendo benefícios, principalmente sobre recuperação de estradas que já atinge 80 quilômetros no período de 64 dias em que os maquinários estão trabalhando na região. Quanto à escola, Peninha se comprometeu em solicitar melhorias no fornecimento da merenda escola, transporte escolar e outras necessidades levadas para a reunião itinerante.
Na sessão foram aprovados requerimentos dos vereadores João Crente (estrada), Eva Gomes (idem), e outras reivindicações que já vinham sendo feitas antes da realização da sessão Itinerante que para os vereadores foi considerada um sucesso pela quantidade expressiva e também pela participação dos moradores levando seus questionamentos e reivindicações aos vereadores presentes na Sessão.
Por: Nazareno Santos
Compartilhe a notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário